segunda-feira, maio 07, 2007

Exigir

Exigir ...

(Verbo irregular)

Formas Nominais: infinitivo: exigir ; gerúndio: exigindo ; particípio: exigido

Presente do Indicativo

eu exijo, tu exiges, ele exige, nós exigimos, vós exigis, eles exigem

Imperfeito do Indicativo

eu exigia, tu exigias, ele exigia, nós exigíamos, vós exigíeis, eles exigiam

Perfeito do Indicativo

eu exigi, tu exigiste, ele exigiu, nós exigimos, vós exigistes, eles exigiram,

Mais-que-perfeito do Indicativo

eu exigira, tu exigiras, ele exigira, nós exigíramos, vós exigíreis, eles exigiram,

Futuro do Pretérito do Indicativo

eu exigiria, tu exigirias, ele exigiria, nós exigiríamos, vós exigiríeis, eles exigiriam

Futuro do Presente do Indicativo

eu exigirei, tu exigirás, ele exigirá, nós exigiremos, vós exigireis, eles exigirão

Presente do Subjuntivo

que eu exija, que tu exijas, que ele exija, que nós exijamos, que vós exijais, que eles exijam

Imperfeito do Subjuntivo

se eu exigisse, se tu exigisses, se ele exigisse, se nós exigíssemos, se vós exigísseis, se eles exigissem

Futuro do Subjuntivo

quando eu exigir, quando tu exigires, quando ele exigir, quando nós exigirmos, quando vós exigirdes, quando eles exigirem

Imperativo Afirmativo

exige tu, exija ele, exijamos nós, exigi vós, exijam eles

Imperativo Negativo

não exijas tu, não exijas ele, não exijamos nós, não exijais vós, não exijam eles

Infinitivo Pessoal

por exigir eu, por exigires tu, por exigir ele, por exigirmos nós, por exigirdes vós, por exigirem eles


Querida Clau rnhauuuu

Eu conjuguei o verbo exigir para te demonstrar que todos nós seja em que momento for e na circunstância já exigimos. Faz parte de nós, não por egoísmo ou por qualquer patologia, simplesmente porque temos necessidade de tal por força das circunstâncias que nos trouxeram até cá. Porque te amo muito exijo que sorrias para mim pois eu passaria todos os dias do meu quotidiano a olhar para o teu sorriso e bastava-me exigir isso, minha boa amiga, para ser feliz. Pois se tu estiveres a sorrir certamente como a morte eu estarei feliz, se os teus olhos estiverem turvos com lágrimas os meus exigirão chorar a tua dor. Para o que der e vier estrelinha ...

Sem comentários: